, de de

Animais maltratados são resgatados pela PRF na BR-060, em Rio Verde

A legislação prevê pena de prisão de 3 meses a 1 ano para casos de maus-tratos a animais

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou o resgate de 32 animais (caprinos) que estavam sendo transportados em condições precárias. O flagrante ocorreu no Km 380 da BR-060, próximo a Rio Verde.


A ação foi desencadeada durante uma fiscalização de rotina da PRF. Os policiais, ao abordarem um Chevrolet/Montana, observaram indícios de irregularidades no transporte. Inicialmente, solicitaram os documentos obrigatórios do motorista, de 47 anos, e a documentação fiscal da carga, para verificação nos sistemas informatizados da PRF.


Durante a vistoria da carga, os policiais constataram que os animais estavam sendo transportados em condições deploráveis. O veículo foi adaptado de maneira improvisada, com um segundo andar na carroceria, resultando em um espaço inadequado e superlotado para os animais.


Os caprinos, desnutridos e sem acesso à água, tinham como destino uma propriedade rural próxima a Campo Grande, após saírem do interior baiano. Uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente de Rio Verde elaborou um laudo oficial, comprovando os maus-tratos. Posteriormente, os animais foram realocados em um pasto cercado, onde receberam alimentação e água, sob supervisão de profissionais da área de zootecnia do Instituto Federal Goiano de Rio Verde.


O responsável pelo transporte foi liberado, mas responderá criminalmente pelo ato. A legislação prevê pena de prisão de 3 meses a 1 ano para casos de maus-tratos a animais.


Com informações do Zap Catalão *