Mato Grosso está em situação de emergência em decorrência de incêndios
O estado já registrou aumento nos incêndios florestais de 230%, em relação ao mesmo período do ano passado.

O governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, decretou situação de emergência no estado, em decorrência dos incêndios florestais. A decisão foi tomada após o aumento no número de queimadas e pelas condições climáticas, que proporcionam a propagação do fogo. Pelos próximos 20 dias, não há previsão de chuvas no Mato Grosso, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Com o decreto, assinado ontem (9) e publicado no Diário Oficial de Mato Grosso nesta terça-feira (10), o governo está autorizado a comprar bens e materiais mediante dispensa de licitação. A situação de emergência terá duração de 60 dias, podendo ser prorrogada por igual período.
O Mato Grosso registrou 8.030 focos de incêndios em agosto deste ano, um crescimento de 230% em relação ao mesmo período de 2018, tendo como base os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Goiás
De acordo com o Inpe, em Goiás, os números também aumentaram, em relação ao ano passado para esse ano. Os focos registrados em 2018 foram 2.093, já em 2019, está em 2.684. Em Rio Verde, o trabalho aéreo tem auxiliado no combate aos focos de incêndios.