Bebê nasce com anticorpos contra a Covid-19 após mãe ser vacinada, em Goiânia
Mãe disse que não esperava que efeitos da vacina fossem tão rápidos. Especialista explica, no entanto, que células de defesa não são permanentes.

Uma bebê de 16 dias nasceu com anticorpos contra a Covid-19 após a mãe ser vacinada contra a doença, em Goiânia. A médica Caroline Vellasco conta que não esperava que o resultado da primeira dose acontecesse tão rápido. “Foi uma surpresa, eu não estava esperando. Foi a maior realização”, disse. No entanto, o fato da criança ter anticorpos não significa que ela esteja imune à doença.
Caroline conta que teve 19 parentes contaminados pela Covid-19. A mãe chegou a ficar 10 dias na UTI, mas se recuperou. Apenas ela e o marido, que também é médico, não foram contaminados.
A médica se vacinou em maio, 18 dias antes do nascimento da filha. Ela estava grávida de 34 semanas e tomou a dose da Pfizer. Quando a pequena Esther nasceu, a mãe aproveitou que seriam realizados exames de sangue de rotina e pediu para que fosse feito um para detectar anticorpos contra a Covid-19.
Ela conta que, inicialmente, achava que a filha não teria a defesa contra o vírus em um período tão curto, pois achava que somente com a segunda dose da vacina teria uma quantidade maior das células de defesa.
“É uma prova de que não podemos subestimar a ciência, que a eficácia das vacinas é real. Não tive qualquer efeito colateral”, disse.
Esther nasceu prematura devido ao fato da mãe ter diabetes e pressão alta. Porém, a bebê nasceu saudável e já está em casa. Agora, Caroline pretende repetir o teste de anticorpos no futuro.
“Eu vou tomar a segunda dose em julho. Como estou amamentando ela, os anticorpos ainda seguem passando pelo leite. Com o exame no futuro, quer ver como será o nível da imunidade dela”, completou.
#Com informações do G1 Goiás