, de de

Bolsonaro afirma que deve passar por nova cirurgia após internação por obstrução intestinal

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que deverá se submeter a uma nova cirurgia, após ser transferido do Hospital Rio Grande, em Natal, para Brasília.

Em publicação feita no X (antigo Twitter), Bolsonaro disse que está em recuperação e que, segundo avaliação do médico Claudio Birolini, este foi o quadro clínico mais grave desde o atentado que sofreu em 2018, durante a campanha presidencial. “Passamos a vida prontos pra qualquer batalha: política, jurídica, eleitoral, física até… Mas às vezes o que nos derruba não é o inimigo de fora, é o nosso próprio corpo”, escreveu o ex-presidente, que chegou à capital federal na noite de sábado, após ser transferido em uma aeronave particular.


A internação de Bolsonaro mobilizou apoiadores nas redes sociais, que voltaram a demonstrar solidariedade ao ex-presidente em meio à sua agenda política de oposição ao governo Lula e à defesa da anistia aos condenados pelo 8 de Janeiro. Mesmo enfrentando problemas de saúde, Bolsonaro reafirmou seu posicionamento político e disse que pretende retomar suas atividades em breve. “Estou estável, em recuperação, e mais uma vez cercado por profissionais competentes, a quem só posso agradecer. Em breve estarei de volta para lutar pela anistia dos presos políticos e por um país mais livre e mais próspero, como o povo brasileiro merece”, declarou.


O novo episódio reforça o impacto duradouro das sequelas deixadas pelo atentado à faca sofrido em Juiz de Fora (MG), que desde então resultou em diversas internações e cirurgias abdominais. Ainda sem previsão exata de quando ou onde o novo procedimento será realizado, Bolsonaro demonstrou confiança na equipe médica e no processo de recuperação. A expectativa agora gira em torno de sua capacidade de retomar as agendas públicas e políticas que tem cumprido com frequência, especialmente diante do cenário de articulação pela PEC da Anistia, tema central de seus últimos discursos.