, de de

Chuvas no Rio Grande do Sul deixam 154 mortos e 98 desaparecidos

Milhões afetados e centenas de milhares desabrigados em consequência dos temporais

As chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul desde o final de abril já deixaram um rastro devastador, com o número de mortes confirmadas atingindo um total de 154, de acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil nesta sexta-feira (17). Além disso, quase 100 pessoas ainda estão desaparecidas, enquanto outras 806 estão feridas.


O impacto das cheias fez com que mais de 618,3 mil pessoas fossem obrigadas a deixar suas residências, sendo que 540.192 delas se encontram desalojadas, abrigando-se temporariamente na casa de familiares, amigos ou conhecidos. As demais, somando 78.165 indivíduos, encontram-se em mais de 875 abrigos espalhados pelo estado, conforme dados atualizados diariamente pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul. 


O número de pessoas atingidas pela tragédia também aumentou, totalizando 2.281.830, o que representa 20,95% da população do estado. O esforço de resgate tem sido incansável, com 82.666 pessoas já sendo resgatadas por helicópteros, agentes de segurança e barcos oficiais, além de voluntários corajosos. Além disso, um destaque especial vai para o resgate de 12.108 animais silvestres e domésticos que foram salvos durante as operações.


Os estragos das chuvas foram generalizados, atingindo nove em cada dez municípios gaúchos. De acordo com os últimos registros, 92,75% dos 497 municípios do Rio Grande do Sul tiveram suas rotinas afetadas pelos eventos climáticos.