, de de

Crimes Ambientais na Amazônia Legal Crescem 88% com Aumento de Vigilância, Diz PRF

A PRF atribui o crescimento ao aumento da fiscalização na região, impulsionado pelo Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Amas), que visa combater o crime ambiental e outros delitos.

Reprodução: O Dia

Desde o lançamento do plano em julho de 2022, a PRF intensificou as operações, resultando em uma elevação de 148% nas fiscalizações, um aumento de 115% nas abordagens de pessoas e de 110% nos veículos fiscalizados.


A ampliação das fiscalizações foi estratégica para enfrentar o crime organizado e a degradação ambiental na Amazônia Legal, uma área que cobre 58% do território brasileiro e inclui estados das regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste. Segundo a PRF, a intensificação das operações visa enfraquecer o garimpo ilegal e o desmatamento, com ações que incluem apreensões de madeira e minérios, além da inutilização de equipamentos usados em atividades ilegais.



Com o investimento de R$ 1,2 bilhão do Fundo Amazônia, gerido pelo BNDES, o Plano Amas reforça a segurança ambiental na região. A PRF informou que a operação impacta diretamente o crime organizado, gerando um alto custo às atividades ilegais.