, de de

Ministro do Turismo diz que federação União Brasil-PP deve apoiar Lula, enquanto Caiado reafirma pré-candidatura

O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que a futura federação entre União Brasil e PP deverá apoiar a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2026.

A declaração foi dada à Folha de S.Paulo e reforça a divisão interna nas siglas, já que, no mesmo momento, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), publicou uma carta reiterando sua disposição para disputar a presidência da República. “Acreditamos que, até o momento de tomar a decisão oficialmente, vamos estar alinhados em todas as alas da federação para apoiar o presidente Lula”, disse Celso, sinalizando que o grupo pró-governo dentro do União Brasil está disposto a caminhar ao lado do Palácio do Planalto.


A declaração, no entanto, expõe uma clara cisão dentro das legendas, que têm lideranças atuando tanto na base do governo quanto na oposição. O próprio União Brasil ocupa duas pastas no primeiro escalão: Comunicações, com Juscelino Filho, e Integração Nacional, com Waldez Góes. Já o PP comanda o Ministério do Esporte, sob André Fufuca. Apesar disso, figuras influentes como o governador Ronaldo Caiado e o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira — ambos críticos contundentes do governo petista —, mantêm posições firmemente oposicionistas. Caiado, inclusive, lançou sua pré-candidatura no início de abril, com foco em pautas como segurança pública, e tem se apresentado como alternativa de direita moderada no cenário nacional.