Sessões Legislativas de novembro resultaram na aprovação de doze leis, além de decretos e requerimentos
Uma das propostas é a extinção de cinco secretarias do município.

Os vereadores de Rio Verde apreciaram nas sessões de novembro, 14 projetos de lei encaminhado pelo Poder Executivo. Além disso, foram apresentadas cinco matérias entre decretos legislativos e requerimentos.
Uma das propostas que mais chamaram a atenção foi a matéria que trata da reestruturação do Poder Executivo, visando uma redução de mais de 88% dos cargos comissionados. O projeto de lei também prevê a extinção de cinco secretarias.
A reforma atinge a Universidade de Rio Verde – UniRV , fundação que têm seu orçamento e obrigações fiscais integradas à administração do município. O Prefeito Paulo do Vale pretende nomear um Presidente para a Fundação para gerir a parte financeira da universidade enquanto o reitor assumiria exclusivamente o papel pedagógico da instituição. Para avaliação de constitucionalidade, a proposta, que gerou contestações de alunos e servidores da UniRV, deve voltar a ser discutida nas sessões de dezembro.
Por unanimidade, foi aprovada, a Lei Nº 7.023/2019, que obriga as empresas concessionárias de energia elétrica, telefonia e afins, a usarem corretamente o espaço público, de acordo com as normas técnicas, na instalação de fiações e compartilhamento de postes, evitando poluição visual e fiação solta pelas calçadas.
Com a aprovação da lei, o Executivo fica autorizado a multar as concessionárias que, após notificação, persistirem em não seguir as normas técnicas de instalação e reparos.
Outros projetos discutidos:
Parcelamento do Solo para Implantação de Loteamentos de Sítios e Chácaras de recreio
Produtores Rurais participaram da audiência pública juntamente com a Associação dos Produtores Rurais e Protetores da Bacia do Ribeirão Abóbora – APRA e apresentaram sugestões para mudança no projeto. Os vereadores sinalizaram que acatarão boa parte das alterações.
Obrigatoriedade de afixação de avisos contendo o número do Disque Denúncia da Violência Contra a Mulher – Disque 180, em bares, restaurantes, hotéis, lanchonetes e outros lugares.
A intenção da medida, segundo a vereadora Andresa Martins, é colaborar para a redução de atos de violência contra as mulheres através do canal de denúncias que ainda é muito ignorado.
Direito da permanência de acompanhantes nas Unidades de Terapia Intensiva – UTIs dos hospitais públicos e privados
O projeto, de autoria do vereador Ronaldinho Cruvinel, foi aprovado após uma intensa discussão. As alegações feitas por alguns vereadores eram de que a maioria das Uti ´s não conta com uma estrutura adequada para acompanhantes. Mesmo assim, a lei agora vai para a sanção do Prefeito.
Reconhecimento da Associação Assistencial Família de Aruanda – AAFA como Entidade Pública
De acordo com Marussa Boudrin, autora do projeto de lei, a associação presta inúmeros serviços à sociedade, como núcleos de atividades para crianças, adolescentes, adultos e idosos nas mais diversas áreas.