Vira-lata caramelo pode se tornar patrimônio cultural imaterial do Brasil
A proposta destaca a importância dos cães na cultura brasileira e visa proteger suas representações em diversas áreas artísticas.

Um projeto de lei em análise na Câmara dos Deputados propõe o reconhecimento do vira-lata caramelo como manifestação cultural imaterial do Brasil. O deputado Felipe Becari (União-SP), autor da proposta, destaca a relevância desses cães como símbolos de lealdade, amor e respeito aos animais, afirmando que eles transcendem a mera definição de uma raça canina.
De acordo com Becari, o vira-lata caramelo está intrinsecamente ligado à cultura brasileira, influenciando não apenas a sociedade em geral, mas também áreas como música, literatura, cinema, novelas e séries. Ele argumenta que esses cães representam uma parte vital da identidade nacional, refletindo a diversidade como uma das maiores riquezas do país.
A proposta busca conferir ao vira-lata caramelo o status de patrimônio cultural imaterial, alinhando-se com a definição da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Esta define como patrimônio imaterial as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas que as comunidades reconhecem como integrantes de seu patrimônio cultural.
O projeto tramita em caráter conclusivo e passará pela análise das comissões de Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania