PMGO alerta a importância de dar passagem a veículos de emergência
Não fornecer passagem a veículos de emergência é considerada infração, prevista no artigo 189 do Código de Trânsito Brasileiro

A Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO), alerta sobre a importância de dar prioridade na passagem de veículos de emergência, como viaturas policiais e ambulâncias. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é garantido a eles o direito à passagem no trânsito quando estão em situação de prestação de serviço e socorro.
O não respeito a esse direito impacta no socorro a outras pessoas, sendo considerado infração gravíssima, prática o artigo 190 do CTB, que prevê multa, além de anotação de cinco pontos na CNH. Sendo aplicada em casos em que o motorista deixa de dar passagem às ambulâncias, veículos de socorro de incêndio e salvamento, viaturas policiais, de fiscalização de trânsito e dos precedidos de batedores em serviço de urgência e devidamente identificados.
De acordo com CTB, quando o veículo com dispositivos de emergência acionados se aproximar, os condutores devem deixar a faixa da esquerda livre e seguir para a da direita ou para o acostamento. O condutor também não pode aproveitar o vácuo deixado pelas viaturas e seguir com velocidade logo atrás. Esta é outra infração de trânsito grave, com multa no valor de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH. Importante lembrar que as faixas da esquerda são destinadas à ultrapassagem e ao deslocamento dos veículos.
Cada segundo é importante!