Bradesco se desculpa com agro por vídeo que defende reduzir consumo de carne
No material, influenciadoras associam produção pecuária a aplicativo que calcula pegada de carbono.

O Banco Bradesco publicou um pedido de desculpas ao agronegócio após circulação de um vídeo na internet. No material, um aplicativo oferecido pelo banco, que permite ao cliente calcular a pegada de carbono é associado à redução do consumo de carnes.
O vídeo começa com três influenciadoras dando dicas sobre consumo sustentável. A primeira delas seria não comer carnes ao menos uma vez por semana, movimento conhecido entre os vegetarianos como "Segunda sem Carne".
"A criação de gado contribui para a emissão dos gases de efeito estufa, então, que tal se a gente reduzir o nosso consumo de carne e escolher um prato vegetariano na segunda-feira?", sugere uma delas.
A reação de entidades ligadas ao agronegócio não demorou. O instituto Mato-Grossense de Carne criticou o material e afirmou que "a pecuária brasileira é a menos impactante na produção de carbono".
Ao se retratar, o Bradesco garantiu na carta que não apoia este movimento. "Nos últimos dias, vimos lamentavelmente uma posição descabida de influenciadores digitais em relação ao consumo de carne bovina, associada à nossa marca. Importante dizer que tal posição não representa a visão desta casa em relação ao consumo de carne bovina".