, de de

BRF de Rio Verde está com operações suspensas

Medida foi tomada pelo Ministério da Agricultura por problemas no abastecimento de água. Cerca de seis mil funcionários estão sem trabalhar.

Foto: internet

As operações do unidade da BRF em Rio Verde estão suspensas. A informação é de que há problemas com o abastecimento de água. Desde segunda-feira as atividades foram paralisadas.

A unidade de Rio Verde é uma das maiores do grupo e conta com abates de aves, suínos e de produção de alimentos industrializados, e emprega mais de 6 mil funcionários. Só no setor de aves, cerca de 400 mil deixaram de ser abatidas por dia. 

Exames oficiais na água mostraram ‘violação microbiológica” para coliformes totais e para a bactéria E. Coli. Informações publicadas pelo jornal Valor Econômico afirmam que fiscais teriam comprovado que a companhia mantinha um registro paralelo com os resultados efetivos de seus testes sobre a qualidade da água, que apontavam problemas como a turbidez da água.

De acordo com um funcionário da unidade a água não está conseguindo ser "tratada adequadamente" . A equipe de manutenção foi orientada a "dar uma geral". Em um dos grupos de funcionários  a orientação era não consumir água das 19h às 0h de ontem, para que fosse testados alguns produtos para melhorar a qualidade da água. "Existem três linhas de produção, há alguns dias estávamos apenas com uma porque não tinha água tratada o suficiente para tudo, agora parou geral", disse um dos colaboradores.

A assessoria de imprensa confirmou que está tomando as medidas para verificar o sistema de abastecimento e retomar as atividades. Em nota, a companhia informou ainda “que não possui duas planilhas paralelas de controle de qualidade da água, mas, sim, monitoramentos distintos em diferentes etapas do sistema de abastecimento da unidade.

A BRF informou ainda que "os funcionários foram dispensados e retornarão ao trabalho tão logo a produção seja retomada. Enquanto isso, a produção local foi redirecionada para outras unidades da BRF na região. As movimentações de estoques de produto acabado continuam sendo executadas normalmente."