, de de

Feinagro 2025 já tem data marcada e metas ainda maiores de crescimento

O evento que já é consolidado como o mais importante da região e se torna o caminho dos jovens para o agronegócio

A Cooperativa Mista Agropecuária do Vale do Araguaia (Comiva), organizadora da Feinagro, lançou oficialmente a próxima edição da feira agrícola, já mirando metas audaciosas de crescimento. Marcada para acontecer de 22 a 25 de abril do próximo ano, a 6ª edição do evento promete superar as expectativas, conforme anunciado pelo presidente da Comiva, Cássio Teodoro Carrijo.


No evento de lançamento, os parceiros que contribuíram para o sucesso da Feinagro foram homenageados, enquanto as negociações para o próximo ano já foram iniciadas. A intenção é atrair um número ainda maior de expositores, oferecer palestras mais abrangentes e garantir o apoio de patrocinadores adicionais.


O presidente da Comiva encerrou o evento com palavras otimistas: "A partir de agora, se Deus quiser, todos os anos teremos Feinagro, e cada vez maior para todos vocês". A promessa é de um evento ainda mais grandioso e significativo para o setor agrícola, consolidando a Feinagro como uma referência nacional.


Retorno dos jovens ao agronegócio 


A realização anual da Feinagro é de grande importância para o cenário agrícola de maneira direta e indireta. Os jovens de Mineiros e região estão se interessando mais pelo agro e lotando as salas dos cursos superiores que contemplam o setor. Esse processo é uma resposta ao estímulo causado pela cooperativa e pela feira, que vem transformando o campo em uma perspectiva de futuro. 


No terceiro dia da Feinagro esses jovens estiveram na feira para prestigiar a palestra da Agência Q9 sobre cooperativismo. “Nada dá certo na vida pessoal e profissional se a gente não cooperar uns com os outros. A Comiva organiza esse evento gigante que é a Feinagro para as pessoas se conectarem, cooperarem uns com os outros”, explicou o especialista em saúde emocional, JuniorQ9.




O cooperativismo está presente em diversos setores, não apenas dentro das cooperativas. Um exemplo disso é a iniciativa do Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Polivalente Antônio Carlos Paniago, que estimula os alunos a cooperarem na criação de clubes que abrangem diversas áreas, como esporte, arte, tecnologia, agronegócio e muito mais. A instituição de ensino está presente na Feinagro e trouxe diversos projetos criados pelos estudantes, que vão de um videogame controlado por frutas até a criação de um aplicativo para venda de produtos orgânicos. 


“É uma experiência muito boa, porque eu posso aprender fazendo e não só com provas. Os professores apoiam as nossas ideias, ajudam, deixam a gente ver como a coisa funciona além da teoria”, explicou o aluno do 2º ano do ensino médio, Eduardo Barbosa. “Na escola tem os clubes que a gente coopera, a gente dá aula praticamente. São os alunos que criam o clube, fazem os planejamentos e passam para os outros o que será feito”, complementou. 


A Feinagro também é uma vitrine para os estudantes. Segundo o professor de biologia do CEPMG Professora Alice Pereira Alves, Alexandro Pereira da Silva, a variedade de empresas no evento mostra a amplidão de profissões que existem, especialmente no cenário do agronegócio. “Agronomia, zootecnia, veterinária, a parte de mecânica. Tudo isso vai abrindo o leque deles de opções para que descubram como esse ambiente realmente funciona. A feira aproxima os jovens da realidade”, explica. 


O futuro está na frente dos nossos olhos, e a Feinagro contribui ativamente para o bom desenvolvimento das crianças e adolescentes. Nessa geração que tem sede de agilidade, a internet e as mudanças se tornam um tópico em foco. As pessoas estão conectadas com o mundo todo e ao mesmo tempo não tem conexão com a vida real. Consequentemente, estão se tornando mais ansiosas e inquietas.


“Se o mundo muda, a sociedade muda e você muda também. Todo lugar que a gente olha está acontecendo um processo de evolução de comportamento. A gente não vive mais uma época de mudança, e sim uma mudança de época”, apontou, JuniorQ9, ao explicar que ao se comunicar com os jovens, é necessário saber falar a língua deles, e que a Feinagro tem se tornado um canal experiente de aproximação com os mais novos. 




Agências bancárias trazem otimismo ao produtor


As agências bancárias também marcam presença na Feinagro, com o papel de oferecer uma variedade de serviços financeiros direcionados aos participantes do evento. Essas instituições proporcionam acesso a linhas de crédito especiais, consultoria financeira especializada e informações sobre produtos e serviços adaptados às necessidades do setor agrícola. 


“Temos financiamento de veículos, temos custeio, desconto de cheque, vários serviços para atender os nossos associados. Além disso, aqui na Feinagro, possíveis clientes podem nos procurar para darmos prosseguimento a documentação para se tornar associado. Se for uma conta física urbana abre aqui na hora e se for do segmento da área rural seria um trabalho feito na agência”, explicou o gerente de negócios agro do Sicredi Mineiros.


As intenções de negócios foram altas nos três primeiros dias da feira, como explica o gerente geral do Banco do Brasil de Mineiros, Rodrigo Sousa. “Ainda não temos o levantamento oficial, mas é um número na casa dos R$ 2 milhões em crédito, R$ 3 milhões em consórcio”, disse. O banco ainda oferece uma programação de rodas de conversas sobre diversos assuntos, como pecuária, agricultura familiar, armazenagem e muito mais.


Serviço

5ª Feinagro

Data: 23 a 26 de de abril de 2024 (terça a sexta-feira)

Local: Parque de Exposições Agropecuária de  Mineiros 

Horário: 8 às 19 horas

Entrada gratuita