Grupo Vamos forma 34 consultores técnicos mecânicos em GO e MT
A formatura das duas primeiras turmas do curso realizado pela Vamos em parceria com o Senai ocorreu no dia 10 de outubro, em Rio Verde

A Vamos, que é especialista em locação e venda de caminhões, máquinas e equipamentos e com ampla rede de concessionárias de novos e seminovos, concluiu a formação das duas primeiras turmas do VamosTec, programa de formação profissional desenvolvido em parceria com o Senai. A formatura ocorreu no dia 10 de outubro, na loja Vamos Fendt, em Rio Verde (GO).
No total, 34 alunos das turmas de Rio Verde (GO) e Cuiabá (MT) finalizaram o curso de consultor técnico mecânico. Com início em maio deste ano, a formação durou quatro meses. Nesse período, os alunos se dividiram entre aulas teóricas no Senai e atividades práticas nas lojas concessionárias da Vamos, onde receberam a supervisão de mentores para exercitar todo o conhecimento adquirido. O programa teve como propósito qualificar profissionais para atender uma demanda crescente do agronegócio.
“O Centro-Oeste é uma das regiões mais importantes para o agronegócio brasileiro. No entanto, a disponibilidade de profissionais qualificados não está acompanhando o crescimento desse setor em muitas regiões do Brasil. O programa VamosTec é uma iniciativa que cria oportunidades nas comunidades onde atuamos. Consultores mecânicos e técnicos estão entre os cargos mais importantes da nossa estrutura e, por isso, também incentivamos a entrada de mulheres, a fim de fomentar a diversidade na área”, explica Luciana Alde, diretora de Gente e Cultura da Vamos.
Ao longo das 400 horas de capacitação, os estudantes participaram de disciplinas como apresentação pessoal, informática básica, segurança do trabalho, metrologia, elétrica e hidráulica básicas, motores, sistema de força, leitura e interpretação de esquemas elétricos e pneumáticos, diagnóstico de falhas, dentre outras. A vivência nas concessionárias permitiu aplicar os conhecimentos em mecânica, produtos e indicadores de função, além de exercitar a comunicação dos alunos.
Com o término do curso, os alunos foram convidados a trabalhar na Vamos. Ou seja, além de possibilitar a qualificação desses profissionais, o programa representou uma oportunidade de emprego e renda. “A Vamos me apresentou ao campo, pois conheci a área de mecânica agrícola por meio do curso, e agora tenho a oportunidade de ter um emprego estável. Com isso, eu e minha esposa teremos uma vida melhor juntos”, conta Radamed Francisco Rodrigues, imigrante venezuelano que trabalhará na loja Vamos Valtra em Rio Verde (GO).