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Agências de INSS fechadas e perícias sem data marcada: a realidade dos brasileiros

A dificuldade de agendamentos pelo app e pelo 135 deixam usuários preocupados.

No final do mês de junho, a a vendedora Jaqueline Wegner de 42 anos fez uma cirurgia na perna, a empresa em que ela trabalha há 14 anos arcou com os primeiros 15 dias de afastamento e conforme a lei, depois disso, ela deveria receber auxílio do INSS, mas com a pandemia do novo coronavírus, ainda não conseguiu agendar a data da perícia médica. 

Ela tenta desde então pelo app Meu Inss e conseguiu agendamento para o dia 25 de agosto, mas as agências ainda não estavam abertas e ainda não foi possível realizar a perícia. Além da demora, Jaqueline relata ter vários problemas pelo app. "Tem que agendar online, colocar os dados necessários e na hora que coloco para ir para a agência, dá erro", contou. 

A vendedora conta que recebe o valor de R$ 1.045,00 e que esse auxílio arca somente com os remédios que ela precisa tomar. Além de toda a burocracia, o INSS informou que a Jaqueline pode tentar voltar a fazer o agendamento na próxima segunda-feira, 05 de outubro e que deve insistir, já que por conta da grande demanda, o app pode sair do ar.

Jaqueline lembra que apesar das dificuldades, tem facilidade em acessar o sistema e se preocupa com os milhares de idosos pelo país que não conseguem. "Eu tenho facilidade no sistema, mas imagino os senhores e senhoras que não conseguem acessar, deve ser muito difícil", relatou. 

Retomada de atendimento 

Desde o dia 14 de setembro, foi anunciada a retomada de perícias em vários locais do país, mas não ocorreu na maioria, porque os próprios médicos não voltaram ao trabalho. 

O INSS de Rio Verde informou que o atendimento presencial ainda voltou ao normal, porém será realizado apenas para segurados e com agendamento.