Alagoas inclui Maceió na lista de cidades em situação de emergência em razão das chuvas
Prefeitura de Maceió disse em nota que a cidade está preparada para lidar com reflexos do temporal.

A cidade de Maceió foi incluída na lista de cidades em situação de emergência por causa da chuva no estado de Alagoas. Com o decreto público no Diário Oficial do Estado, já são 32 municípios que chegam a essa condição.
A decisão do governo estadual considera “os impactos decorrentes do aumento das precipitações ocasionando danos humanos, materiais e ambientais, assim como os prejuízos públicos e prejuízos privados”. O decreto tem validade de 180 dias.
O documento indica que a situação de anormalidade, caracterizada como desastre nível II, é válida apenas para as áreas afetadas pelo desastre.
Em nota, a Prefeitura de Maceió disse que a cidade está preparada para o período chuvoso e que não havia necessidade de inclusão do município no decreto de emergência.
Situação no estado
Mais de 25 mil pessoas tiveram que deixar suas casas em todo o estado. São 3.650 cidadãos desabrigados e 21.662 pessoas desalojadas. A situação de emergência foi reconhecida pelo Governo Federal no domingo (09).
Em diversos municípios houve transbordamento de rios e lagoas. Na capital, bairros às margens da Lagoa Mundaú continuam alagados.
Desde sexta-feira (7) a água começou a invadir ruas e casas porque o grande volume de chuva fez a lagoa transbordar.
No bairro da Levada, uma idosa de 85 anos precisou ser resgatada de dentro de sua casa e carregada por parentes em cima de uma cadeira de balanço.