Alto índice de participação marca a Etapa Institucional do Saego 2023 em Goiás
92,7% de Estudantes Compareceram à Etapa Institucional do Sistema de Avaliação Educacional do Estado
As provas da Etapa Institucional do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego) 2023 registraram um alto índice de participação, alcançando a marca de 92,7% de presença. Esta última etapa, das três aplicadas neste ano, avaliou os estudantes do 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio da rede pública estadual.
O Saego tem como objetivo principal diagnosticar o nível de aprendizado dos alunos matriculados na rede estadual de ensino. Para alcançar essa meta, anualmente, os estudantes são submetidos a avaliações abrangendo as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. As provas são distribuídas em três etapas: diagnóstica, formativa e institucional.
Márcia Carvalho, superintendente de Gestão Estratégica e Avaliação de Resultados da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), esclarece que cada uma dessas etapas possui um propósito específico.
“As duas primeiras (avaliações), auxiliaram nessa política de diagnóstico e intervenção. E essa última (a institucional) foi para saber se tudo o que foi feito na primeira e na segunda etapas e se os materiais produzidos surtiram efeito”, ressalta a superintendente.
Nesta edição, um destaque foi o elevado índice de participação dos estudantes que realizaram as provas. No 9º ano do ensino fundamental, o índice de presença em relação ao número de participantes previstos foi de 93,7%, enquanto na 3ª série do ensino médio, alcançou 91,5%, resultando em uma média de 92,6% de participação, superando as expectativas.
“É um índice alto, tendo em vista que nas avaliações externas que não são vinculadas à Seduc/GO, como a avaliação nacional, a média exigida é de 80% e a rede estadual de Goiás tem 92%. Então foi bem tranquilo e positivo”, enfatiza Márcia Carvalho.
A estrutura das provas que compõem a etapa institucional do Saego se assemelha à utilizada no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), uma avaliação externa em larga escala que tem como objetivo diagnosticar a qualidade da Educação Básica em nível nacional.
“O que a gente afere de proficiência no Saego, a gente também afere no Saeb. São avaliações equalizadas. Então, a gente tem praticamente o mesmo resultado”, destaca a superintendente.
O Saeb, organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), está programado para ocorrer entre 23 de outubro e 10 de novembro. As médias de desempenho dos estudantes obtidas no exame, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, levantadas pelo Censo Escolar, serão utilizadas para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Por sua vez, os resultados da Etapa Institucional do Saego deverão ser compilados e divulgados às escolas até o final deste ano.
No mês de dezembro, a Seduc/GO realizará o Saego Alfa, um exame destinado aos estudantes do 2º e 5º ano do ensino fundamental atendidos pelo Programa AlfaMais Goiás, visando avaliar a fluência leitora dos alunos das redes municipais e estaduais de Educação.