, de de

Bezerro com duas cabeças é encontrado dentro de vaca em frigorífico

Inspeção revela raridade na gestação bovina, mas sem riscos à saúde pública

Na manhã desta sexta-feira (19), um evento inusitado chocou funcionários e inspetores do frigorífico localizado em Rianápolis: durante uma inspeção, um bezerro com duas cabeças foi descoberto dentro de uma vaca recém-abatida. O inspetor Antônio José dos Santos França, da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), presenciou o momento surpreendente e relatou os detalhes.


De acordo com o inspetor, a descoberta ocorreu durante o processo de extração do feto, uma etapa padrão após o abate dos animais. "Na hora que foi feita a extração do feto, viu (equipe) que era um bezerro de duas cabeças", explicou Antônio. A gestação da vaca, segundo ele, estava no sexto mês.


A vaca em questão foi adquirida em Santa Tereza de Goiás, como parte da prática habitual de obtenção de animais para abate. Antônio esclareceu que casos como esse, embora raros, não são desconhecidos nos frigoríficos, onde muitas fêmeas prenhas são processadas regularmente. "É o dia a dia do frigorífico", destacou o inspetor.


Apesar da singularidade do caso, Antônio tranquilizou a população quanto aos riscos à saúde pública, afirmando que o fenômeno não representa qualquer perigo sanitário. "Nesse caso, os gêmeos não dividiram completamente. Aí teve essa falha e normalmente o bezerro não vive muito tempo", esclareceu. Ele ainda acrescentou que o evento não é resultado de um defeito genético, mas sim de uma condição congênita, ocorrida durante a divisão celular.


Com informações de O Popular *