, de de

Conheça as curiosidades da história e preparo do cuscuz

Ívina Castro, Colunista de Gastronomia

Cuscuz é um prato berbere originário do Magrebe no continente Africano. Iniciou-se como um preparo de sêmola de cereais, principalmente o trigo e quando a sêmola é amassada à mão com um pouco de água se transformava em pequenos grãos, que ao serem cozidos no vapor se formam nessa massinha rica e nutritiva e eram servidos com um molho que poderia ter sido feito na parte inferior da cuscuzeira.


É claro que de lá pra cá muitas variações e releituras foram feitas, colocando inclusive como um prato árabe, sírio, na Europa começou a tomar conhecimento no século XVII, e como os portugueses que ao chegarem no Brasil para a colonização identificaram um preparo diferente dos povos indígenas, “com frutos da terra”, como o coco, mandioca, milho e outros. Sendo assim, com o tempo o cuscuz em Portugal perdeu a sua popularidade, ficando apenas o nome que foi dado a uma massa alimentícia usada em sopas.


No Brasil, o cuscuz tem variações com “os frutos da terra”, mas atualmente evidencia o uso do milho, flocos finos, flocão (flocos grossos) como são denominados. Salgada e levemente umedecida, a massa é posta a marinar para incorporar o tempero. 


A partir daí tem a sua cocção pela infusão no vapor. Pode ser incrementado com outros ingredientes, como é o costume na região Sudeste como o famoso Cuscuz Paulista que leva ovos, ervilhas, tomate, sardinha, azeitonas e é o flocão (grande e grosso) ou apenas ir acompanhado de leite, ovos, manteiga ou carne-de-charque, como é a preferência no Nordeste, usando flocos finos.


O cuscuz é uma fonte de carboidrato complexo, ou seja, ele não gera picos de glicemia no seu sangue e também te mantém saciado (a) por mais tempo.


É um alimento potencialmente rico em zinco, magnésio, vitamina A, vitaminas do complexo B e fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino. 


Uma dica importante: procure consumir o cuscuz sempre junto com uma fonte de proteína, como vou exemplificar na foto pra vocês. 


Cuscuz de Frigideira


Ingredientes:


  • 45 g de flocos de milho

  • 03 colheres de água (para umedecer)

  • Sal a gosto


Preparo:


  • Misture os flocos de milho, água e sal e aguarde um tempo, até dobrar de volume. Após feito, unte uma frigideira e espalhe os flocos umedecidos por toda ela.

  • Coloque o recheio de sua preferência e deixe por um tempo tampado até dourar o fundo, dobre e sirva.

  • Dicas: amo com café, um mel por cima e bem recheado com queijo e creme de ricota. As variações são inúmeras, use sua criatividade.