, de de

Coronavírus X Saúde Mental

Saiba como afastar o sentimento de angústia e tédio nesta fase de isolamento domiciliar.

Imagem: Internet

Uma das medidas para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 adotadas pelos estados colocou a maioria dos brasileiros em isolamento social. Uma decisão difícil, mas necessária. Então, como atravessar esta fase sem que tenhamos prejuízos psicológicos, já que este momento pode trazer sentimentos como angústia, ansiedade e até depressão? 

A psicóloga Jéssica Pierazzo afirma: é hora de fazer um ajuste criativo na rotina.  

Ela diz que vivenciar um isolamento social pode parecer uma tarefa difícil, mas que, olhando por outra ótica, pode ser uma oportunidade de realizar coisas diferentes e sair da rotina, principalmente nos relacionamentos. 

Para ela, neste momento de quarentena, se você não pode ir para fora, o ideal é ir para dentro [sugerindo ampliação do contato interno]. “Percebemos o quão vulneráveis somos diante da pandemia e que não há controle sobre tudo, mas entrar em contato com você mesmo e seus sentimentos é uma rica oportunidade”, afirmou Jéssica. 

Confira outras dicas dadas por ela 

Estabeleça uma rotina em casa 

Que tal se organizar em relação às atividades que precisam ser feitas? Observe o que estava parado, estipule horários para acordar, você pode ser produtivo mesmo estando em casa. 

Home Office

Se prepare como se estivesse indo ao trabalho, desde vestir sua roupa até iniciar seu cronograma de atividades. É muito importante realizar pausas ao longo do trabalho. Determine o horário de início e fim da jornada assim como o local em que trabalhará. 

Equilibre o corpo e a mente

 Adapte suas atividades físicas no aconchego do seu lar. Não sabe o que fazer? Comece observando com quais atividades você mais se identifica. Muitos profissionais estão ministrando aulas gratuitas por meio de lives no instagram e youtube. Mas, vá com calma. Não ultrapasse seus limites. 

 Emoções Afloradas

 Faça o filtro de informações, entre em contato com as causas e como se sente, observe suas crenças e inclua práticas de meditação, atividades reflexivas, psicoterapia online, pinturas, atividades físicas e por que não “maratonar” suas séries favoritas? Ah, já pensou em plantar alguma árvore em casa? Bem, existem muitos recursos ao seu favor. 

Capacitação

Este é um momento bom para se capacitar profissionalmente. Faça leituras, assista documentários, faça cursos online (existem sites que certificam gratuitamente como a Fundação Getúlio Vargas – FGV) e também ouça podcasts inspiradores.

Estreite suas relações sem sair de casa

Que tal colocar aquela conversa com um amigo em dia? Faça ligações. A rotina e o uso de aplicativos de mensagens instantâneas nos tirou o hábito realizar ligações. Faça isso hoje mesmo.  

Desengavete seus projetos

Comece a desenhar o seu plano de ação diante dos projetos futuros, pense em soluções criativas e se prepare para futuras oportunidades.

Jéssica Pierazzo concluiu com uma dica muito importante. 

“Aproveite a oportunidade para deixar sua rotina mais atrativa e não se esqueça das medidas preventivas relacionadas à COVID-19”.