, de de

Escritor lança livro contando a história de Chernobyl

O escocês também fala um pouco do acidente em Goiânia com o Césio-137.

Imagem: Reprodução

Quem nunca ouviu falar sobre o maior acidente nuclear que o mundo já viu? Chernobyl, que já virou uma minissérie, agora ganhou um livro: Chernobyl 01:23:40 – A verdadeira história do pior acidente nuclear de todos os tempos.

Escrito por Andrew Leatherbarrow, o livro conta em detalhes do que aconteceu, para que houvesse a explosão do reator 4 da usina de Chernobyl entre os dias 25 e 26 de abril de 1986. O escritor dedicou cinco anos de pesquisa para que conseguisse trazer em um único livro todos os fatos, de forma clara e de fácil interpretação.

O escocês também fala um pouco do acidente em Goiânia com o Césio-137, ocorrido no dia 13 de setembro de 1987, ambos deixaram milhões de vítimas e sequelas irreparáveis em várias pessoas. Em Goiânia o material radioativo foi enterrado sobre toneladas de concreto, mas em Chernobyl até hoje a radioatividade impede que as pessoas possam conduzir uma vida normal.

Hoje chamada de cidade fantasma, Chernobyl recebe alguns visitantes, que para entrarem vestem roupas antirradiação, mas pessoas que moravam na cidade e se acamparam aos arredores, após 33 anos do acidente, decidiram voltar para as suas casas, elas ainda sofrem as consequências da radiação, que demorará milhões de anos para se extinguir da região.