, de de

Exames de retina no SUS crescem quase 50% desde 2019

O número de exames oftalmológicos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para detectar problemas na retina aumentou em 49,5% em 2023, em comparação com 2019.

Reprodução: O dia

No ano passado, cerca de 12 milhões de exames foram realizados, estabelecendo um recorde histórico, de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Em 2019, o número registrado foi de 7,9 milhões de exames. Até agosto de 2024, mais de 9 milhões de exames já foram realizados, indicando que um novo marco histórico será alcançado.


Esse avanço reflete tanto o fortalecimento das políticas públicas de saúde quanto o aumento da conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças da retina, como a retinopatia diabética, que é a principal causa dos exames de retina realizados no SUS. O CBO também destaca o impacto da normalização dos atendimentos após a pandemia, o que contribuiu para o crescimento significativo do número de exames.


O crescimento nos exames oftalmológicos é um reflexo direto das políticas de saúde pública implementadas nos últimos anos, que visam ampliar o acesso a cuidados oftalmológicos, especialmente para as populações mais vulneráveis, como idosos e pessoas com diabetes. A maioria dos exames foi realizada em mulheres, com 15,5 milhões de testes entre 2019 e 2024, e em pessoas acima de 60 anos, que totalizam 3,6 milhões de exames em 2024.