, de de

Lula nomeia Paulo Pimenta como Ministro Extraordinário para Reconstrução do RS

Escolha de autoridade federal visa impulsionar esforços de recuperação no estado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) definiu Paulo Pimenta como a autoridade federal encarregada de liderar a reconstrução do Rio Grande do Sul. Pimenta, atualmente à frente da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, assumirá o cargo de Ministro Extraordinário de Apoio à Reconstrução do Estado.


A posse de Paulo Pimenta está programada para esta quarta-feira (15), durante a visita do presidente ao Rio Grande do Sul.


Apesar da escolha de Paulo Pimenta, o presidente Lula ainda não definiu um substituto para o cargo deixado na Secretaria de Comunicação Social. Enquanto isso, Laercio Portela, atual secretário-adjunto de imprensa da Presidência da República, assumirá interinamente as responsabilidades. Entre os favoritos para ocupar a posição, se destaca o nome do prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT).


Com a expectativa de que Paulo Pimenta permaneça no cargo até o final deste ano, o nome dele também é cogitado como uma opção estratégica para a disputa estadual de 2026 pelo Partido dos Trabalhadores. 


Também nesta quarta-feira (15), o presidente Lula deverá anunciar um pacote de medidas, incluindo uma linha de crédito para pessoas físicas, com a União como garantidora, e um "voucher" único para ajudar os afetados a reconstruir suas vidas, adquirindo os bens essenciais perdidos durante as inundações.