, de de

Mãe diz que teve contato com recém-nascido em hospital mesmo após ele testar positivo para Covid-19

Bebê, que nasceu há seis dias, tem problema cardíaco e está internado à espera de cirurgia, em Goiânia.

Imagem: Internet

Os pais do recém-nascido Oliver Gael Saraiva, de apenas seis dias de vida, dizem que tiveram contato com o bebê no hospital mesmo depois da confirmação que ele estava com coronavírus. No dia seguinte, eles foram informados que teriam que fazer o exame e ter descartado a infecção pelo coronavírus para voltar a vê-lo.

O menino nasceu com um problema no coração, no Hospital Materno Infantil (HMI), em Goiânia. Para ser operado, ele foi transferido ao Hospital da Criança, também na capital. Lá, após o teste, descobriu que ele estava com Covid-19.

A mãe dele, a cabeleireira Elilza Saraiva, disse que esteve no sábado (30) no Hospital da Criança, horas depois do teste do filho já confirmar a doença, e foi autorizada a entrar para ter contato com ele.

"A moça abriu a incubadora, e a gente teve contato com ele. A gente encostou nele. Eu questionei se, já que ele testou positivo, a gente poderia ir ver ele. Ela [funcionária] falou que não [haveria problema]. Depois de dez minutinhos, ela simplesmente liberou para a gente ir ver ele. Eu, como mãe, não me neguei a ver meu filho”, afirma.

Em nota, a diretoria do Hospital da Criança informou que "realização de testes de diagnóstico de Covid-19 em todos os pacientes que dão entrada na internação faz parte do protocolo de atendimento" durante a pandemia. Sobre o paciente, a unidade de saúde informou que não fornece informações em respeito ao sigilo médico.

O pai de Oliver, o garçom Sidnei Brito, confirmou a informação. Ele disse que somente no domingo (31) é que o Hospital da Criança solicitou exames deles para a visita.

"No outro dia, minha mulher ligou lá para ver que horário poderia visitá-lo e foi avisada que só depois de nós fazermos o teste e dar negativo, pois ele estava em isolamento", disse.

Com isso, o casal e o filho mais velho, de 9 anos, procuraram o HMI, onde o bebê nasceu, para realizar o teste no início da tarde desta segunda-feira (1ª). O resultado deve sair em 24h.

O HMI afirmou, em nota, que todos os profissionais que tiveram contato com o bebê estão sendo monitorados e que fez uma ampla testagem com cerca de 800 servidores. Destes, nove foram afastados por suspeita de contaminação e quatro por confirmação.

Os pacientes que têm sintomas da doença são isolados, onde são coletadas amostras para o exame.


#Com informações da EBC