, de de

Máquinas de lavar roupas são principais causas de acidentes domésticos nos últimos dias

A máquina que facilita a vida de tanta gente se tornou a protagonista de acidentes recentes, o principal deles sendo o choque elétrico

A princípio, a máquina de lavar roupas pode parecer somente um eletrodoméstico inofensivo usado no dia a dia de grande parte das pessoas, porém, nos últimos dias, diversos acidentes vêm acontecendo, o mais comum sendo os choques elétricos. Por isso é necessário ter cuidado e estar atento na hora que for utilizar a máquina de lavar.


Para evitar acidentes é importante tomar cuidados, como por exemplo, no momento em que a máquina estiver em funcionamento, deve-se evitar manuseá-la internamente e é necessário prestar atenção se o chão, próximo ao eletrodoméstico, está ou não molhado, pois isso pode acarretar em um choque elétrico.


Caso presencie uma pessoa caída, próximo a uma máquina de lavar, não toque na pessoa ou na máquina. O correto é desligar o disjuntor geral da residência e depois prestar o socorro à vítima do choque.


Saiba o que fazer nessas situações:


1– Desligue a chave geral de energia


Em situações de acidentes elétricos, a primeira ação é suspender o quanto antes a troca de energia elétrica da fonte com a pessoa. A descarga de energia no corpo pode afetar as funções vitais, desestabilizando o funcionamento do organismo, podendo causar graves lesões e, até mesmo, levar ao óbito.


2– Afaste a vítima da fonte elétrica, mas não toque na pessoa


Utilize materiais não condutores de energia, como madeira, borracha, isopor e plásticos, para mover a pessoa. Nunca toque sem proteção adequada em quem sofreu um choque elétrico. 


3– Chame o SAMU


Ligue para o 192 e relate a condição da vítima de choque elétrico. 


4– Verifique o estado de saúde da pessoa


Observe se ela está consciente e respirando. Em situações positivas, pergunte se ela sente alguma dor ou desconforto e a mantenha deitada até a chegada do socorro. Não permita que o acidentado se levante, ele deve permanecer deitado de costas ou na posição mais confortável, segundo informa o Manual de Primeiros Socorros da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).