, de de

Novo padrão de ligação de água: consumidores e fornecedores têm até junho para se adequarem

Mudanças nas diretrizes da Saneago requerem adaptação e trazem mais durabilidade aos materiais

Desde o dia 5 de junho de 2023, as novas Diretrizes de Ligação de Água da Saneago entraram em vigor, trazendo consigo uma série de mudanças significativas. As resoluções 205/2023 e 019/2023, aprovadas pela Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) e Agência de Regulação de Goiânia (AR), estabelecem um novo padrão de ligação de água, afetando tanto consumidores quanto fornecedores.


Para os consumidores já conectados ao sistema, não haverá alterações imediatas, evitando custos adicionais. No entanto, aqueles que necessitarem de novas conexões deverão se adequar ao novo modelo. O prazo de transição é de um ano a partir da entrada em vigor das novas diretrizes, durante a qual ambos os padrões serão aceitos.


A principal mudança reside na simplificação do processo para o usuário. Agora, basta adquirir e instalar a Caixa Padrão, ficando a cargo da Saneago a instalação do kit de ligação de água e demais materiais. Durante o período de transição, os usuários que optarem pelo padrão antigo poderão solicitar o ressarcimento do valor pago pelo kit cavalete.


Após a data limite de 4 de junho se aproximando, somente serão aceitos padrões de ligação de água adequados ao novo modelo.


Uma das características do novo padrão é o uso de materiais mais duráveis, como PVC e Policarbonato com proteção contra raios ultravioletas. Essa medida visa não só melhorar a durabilidade do sistema, mas também padronizar o atendimento ao cliente, proporcionando uma experiência mais eficiente.


As especificações detalhadas do novo padrão de ligação de água podem ser encontradas no site da Saneago, na seção de Licitações e Fornecedores, nas Especificações Normalizadas EN’s 00.0300 e 00.0301.