Piuíii! Rumo inaugura plataforma multimodal de Rio Verde
Com capacidade de movimentar 11 milhões de toneladas por ano, a estrutura é a maior da malha central e já está em operação, levando grãos e farelo de soja para o porto de Santos-SP.
A concessionária de ferrovias Rumo inaugurou ontem (27) as operações do terminal ferroviário de Rio Verde- GO durante evento que contou com a presença de Pedro Palma, vice-presidente comercial da empresa, do ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, do Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do prefeito de Rio Verde, Paulo Faria do Vale entre outras autoridades.
A estrutura tem capacidade para movimentar 11 milhões de toneladas de grãos e de farelo de soja por ano saindo de Goiás, passando pelo estado de Mato Grosso, chegando ao Porto de Santos-SP. São 120 vagões que poderão ser carregados em menos de 8 horas, de acordo com Pedro Palma, da Rumo. O novo terminal, que custou R$ 400 milhões, deve gerar cerca de 1.800 empregos diretos quando estiver em pleno funcionamento.
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes falou sobre investimentos federais no projeto e sobre a importância da plataforma para o desenvolvimento socioeconômico da região. “É mais progresso, menos custos logísticos e mais competitividade para os produtores”, disse o ministro durante a inauguração.
Para o deputado estadual, Lissauer Viera, as operações no terminal serão importantes para a economia local e regional. “É fundamental para o desenvolvimento econômico de Rio Verde e região. Será mais um salto de desenvolvimento da cidade. Isso mostra a força de produção que temos. É um dia histórico”.
O Presidente da Aprosoja Goiás, Adriano Barzotto, falou sobre a expectativa dos produtores para embarcar e escoar a colheita pela ferrovia. “A expectativa é a melhor possível. É mais uma ferramenta que o produtor vai ter para colocar seu grão, produzido com tanta dedicação e levar aos portos. É um avanço muito grande”, considerou Barzotto.
O prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale também celebrou o início das operações no terminal. “Hoje é um dia histórico para nossa cidade [...] Tudo o que é produzido em Rio Verde, a partir de hoje, chegará mais rápido ao seu destino final tornando o custo mais barato ao produtor e, por fim, ao consumidor”.