Plataforma Educacional SER Goiás registra mais de um milhão de acessos
Conteúdos conectados à BNCC conquistam estudantes do Ensino Fundamental

A plataforma do Sistema Educacional de Recuperação da Aprendizagem (SER Goiás) vem ganhando destaque ao registrar, somente no mês de setembro, o acesso de 134.709 usuários. Ao longo de todo o semestre, o número ultrapassou a marca de um milhão de acessos.
Na plataforma, os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental têm à disposição videoaulas, listas de exercícios e atividades lúdicas que aliam ensino e entretenimento. Todos esses recursos estão integralmente alinhados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular do Estado de Goiás (DCGO).
Gisele Faria, superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), destaca a importância desse avanço tecnológico no ambiente escolar. Ela afirma que “temos, hoje, um novo modelo de ensino. A escola produz o conteúdo e orienta o estudante, sana as dúvidas, mas o Governo de Goiás criou um mecanismo para orientar a tomada de decisão através do uso das plataformas digitais pelos estudantes e professores”.
No mês de setembro, os estudantes responderam um total de 9.357.314 desafios na plataforma, representando um aumento de 31% em comparação ao mês anterior, que registrou 7.094.469 desafios resolvidos. Vale ressaltar que o dia 28 de setembro foi marcado pelo maior número de desafios resolvidos, atingindo a marca de 540.139 respostas.
Tamara Trentin, gerente de Ensino Fundamental, destaca a relevância dessa plataforma nas unidades escolares e afirma que “os professores e estudantes estão a cada dia mais envolvidos e pode-se perceber que a rede estadual de Educação está na vanguarda desse método híbrido de ensino e aprendizagem”.
Durante os finais de semana do mês de setembro, a plataforma registrou um total de 21.263 acessos, dos quais 20.369 foram realizados por alunos e 894 por professores.
Outro dado é o envolvimento dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, que estão utilizando a plataforma para preencher as lacunas de aprendizagem deixadas pelo período de aulas não presenciais. As estratégias pedagógicas voltadas para esses alunos alcançaram impressionantes 92,55% dos estudantes, que se preparam para as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Em 2023, o SER Goiás registrou que 75% dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) participaram regularmente das atividades na plataforma, somando um total de 183.045 alunos envolvidos.