, de de

Prefeitura inicia construção de reserva técnica no Museu Histórico de Jataí

Investimento de quase R$ 1 milhão visa preservação do patrimônio arqueológico e histórico da região

A prefeitura de Jataí anunciou o início da construção da reserva técnica no Museu Histórico Francisco Honorário de Campos. Com um investimento de R$ 984.367,25, o projeto visa criar um espaço dedicado ao armazenamento e conservação de materiais arqueológicos e históricos.


A reserva técnica terá capacidade para abrigar uma vasta coleção de artefatos, especialmente aqueles descobertos durante escavações em obras de ferrovias, prédios e usinas da região. Para garantir a integridade desses itens, o ambiente contará com um controle de climatização e procedimentos constantes de higienização.


O projeto, em fase inicial, já concluiu a demolição de parte da estrutura existente, se preparando agora para os serviços de aterramento e construção do muro de arrimo. Uma vez finalizada, a reserva técnica não apenas protegerá o acervo do museu, mas também se tornará um espaço de pesquisa e estudo aberto não apenas à comunidade local, mas também a outras instituições interessadas em pesquisas arqueológicas e históricas.


Com esta iniciativa, o Museu Municipal de Jataí será um dos mais importantes de Goiás, ocupando o segundo lugar em espaço para material arqueológico, perdendo apenas para o museu da UFJ em Goiânia. Esta será a segunda reserva técnica do estado e a única localizada no interior.