, de de

Siamesas separadas: pai de Valentina e Heloá comemora recuperação das filhas

As meninas estão estáveis e sem o uso de antibiótico

Fotos: Reprodução/TV Anhanguera

O pai das siamesas separadas, Fernando de Oliveira dos Santos, está comemorando a recuperação das filhas e afirmou que já tem planejamento de voltar para casa. De acordo com o cirurgião pediátrico Zacharias Calil, Heloá e Valentina estão em condições estáveis e não precisam mais receber antibióticos. 


“Em breve a gente deve ir embora, começar tudo de novo. Brincando, correndo com elas, brincando de pega-pega e desejando que todos continuem orando”, contou o pai.


A irmã mais velha das gêmeas, Kayla, de 7 anos, as visitou novamente nesta quarta-feira (22) após o primeiro encontro depois da cirurgia, que aconteceu no sábado (18). A avó das meninas, que vive em São Paulo, veio até a Goiânia e afirmou que só vai embora quando as netas estiverem em casa. 



Valentina e Heloá são gêmeas e nasceram unidas por parte do tórax, abdômen, bacia, fígado, genitálias, intestinos delgado e grosso. Elas foram submetidas a uma cirurgia de separação no dia 11 de janeiro e estão em processo de recuperação desde então. 


Nesta terça-feira (21), o cirurgião informou que as meninas estão estáveis e sem o uso de antibiótico. Ele ainda explicou que a recuperação de Valentina foi mais lenta e que ela precisa de alguns cuidados a mais. A menina já está se alimentando parcialmente via oral.