, de de

Urgente: Anvisa autoriza uso emergencial de mais 4,8 milhões de vacinas contra a covid-19

As vacinas fazem parte do 2º lote da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acabou de aprovar o uso emergencial de mais 4,8 milhões de doses, do segundo lote, da vacina CoronaVac, contra a covid-19. As primeiras doses foram liberadas para aplicação na população no último domingo (17).   

A autorização, desta vez, está seguindo de forma mais rápida em razão da agência não ter necessidade de realizar novamente estudos técnicos sobre segurança e eficácia da vacina porque estes indicadores já foram alvo de estudos na primeira fase da avaliação.   

A CoronaVac é produzida pelo Instituto Butantan em São Paulo em parceria com o laboratório chinês Sinovac. Os testes para estudos clínicos com a vacina do Butantan começaram em julho do ano passado em 7 estados, incluindo o DF. O estudo foi realizado com 13.060 voluntários, todos profissionais da saúde e expostos diariamente à Covid-19. Metade do grupo recebeu placebo e a outra metade tomou a vacina. Desde o início dos estudos, 252 pessoas foram infectadas: 167 do grupo placebo e 87 que tomaram a vacina. É importante destacar que entre os vacinados, não houve nenhum caso grave e nem moderado. 

Os resultados do estudo da fase 3 mostraram que nos casos graves e moderados a eficácia é de 100%. Para os casos leves, 78% e, nos muito leves, 50,38%. Isso significa que temos 50,38% menos chances de contrair a doença. Se contrairmos, há 78% de chance de não precisarmos de qualquer atendimento médico e 100% de certeza de que a enfermidade não vai se agravar.