, de de

Você sabia que carne de tartaruga pode ser tóxica? Entenda

Consumo de iguaria na Tanzânia resulta em intoxicação alimentar fatal

Nove pessoas, entre elas oito crianças e uma mulher adulta, morreram após consumir carne de tartaruga marinha no arquipélago de Zanzibar, leste da África. Além disso, 78 pessoas foram hospitalizadas. As mortes foram confirmadas por autoridades locais no sábado (9), de acordo com o jornal britânico The Guardian.


A causa? Uma intoxicação alimentar conhecida como quelonitoxismo. Segundo Bakari, a ingestão da carne ocorreu na terça-feira e os resultados dos testes de laboratório apontaram a carne de tartaruga como a causa da tragédia.


Diante desse cenário, autoridades de Zanzibar mobilizaram uma equipe de gestão de desastres para desencorajar o consumo de tartarugas marinhas na região.


Perigo desconhecido


Esse não é o primeiro incidente envolvendo mortes por consumo de carne de tartaruga. Em 2021, sete pessoas, incluindo uma criança de três anos, perderam suas vidas na ilha de Pemba, também na Tanzânia, em circunstâncias similares.


Embora seja uma iguaria consumida por habitantes locais das ilhas e zonas costeiras, a carne de tartaruga pode ser tóxica, possivelmente devido à ingestão de algas venenosas pelas próprias tartarugas. Na ocasião anterior, 38 pessoas precisaram ser internadas.


Quelonitoxismo


O quelonitoxismo é uma forma grave de intoxicação alimentar causada pela ingestão de carne contaminada com quelonitoxinas, substâncias presentes em algumas espécies de quelônios, como tartarugas, cágados e jabutis. Os sintomas começam com problemas gastrointestinais e podem evoluir para toxicidade neurológica, hepática e renal.


Além disso, há o risco de bebês amamentados por mães intoxicadas também serem afetados, o que pode levar à morte. Por isso, é recomendado que mães com suspeita de intoxicação por quelonitoxina evite amamentar até a completa recuperação.