, de de

Operação Pix Agiota desmantela esquema milionário de agiotagem com maquininhas em Goiás

A Polícia Civil de Goiás deflagrou nesta terça-feira (13) a Operação Pix Agiota, que desmantelou um esquema milionário de agiotagem por meio de maquininhas de cartão.

A investigação revelou que o grupo criminoso realizava empréstimos com taxas abusivas, disfarçados como transações de crédito, configurando crime contra a economia popular. A ação resultou em quatro prisões temporárias e no cumprimento de oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Goiânia e Porto Alegre (RS). Um dos alvos movimentou, sozinho, mais de R$ 180 mil em apenas um dia.


O golpe era estruturado com o uso de maquininhas compradas pelos líderes do esquema e entregues a intermediários, que ofereciam os empréstimos ilegais. Para dar aparência de legalidade, os criminosos utilizavam empresas fictícias registradas em nome de laranjas, muitas ligadas ao setor de cursos preparatórios. Essas empresas eram abertas com endereços forjados e mantidas ativas por apenas alguns meses, tempo suficiente para movimentar grandes quantias de dinheiro — chegando a R$ 2,5 milhões por mês em algumas delas, conforme apontou a Polícia Civil após um ano de investigação.


O próximo passo da operação será a análise do material apreendido e os depoimentos dos envolvidos, que devem responder por associação criminosa, falsificação de documentos, usura e lavagem de dinheiro. A Polícia Civil reforça que o uso de maquininhas para prática de agiotagem é uma nova estratégia adotada por criminosos para burlar o sistema financeiro, e alerta a população sobre os riscos de recorrer a empréstimos fora das instituições autorizadas.