, de de

Advogados pedem suspensão do salário e de verbas públicas de Flávio Bolsonaro

Flávio Bolsonaro deixou o Brasil na terça-feira (27), dois dias após perder a disputa presidencial para Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Foto: mais Goias


Dois advogados entraram com uma ação popular na Justiça Federal do Rio de Janeiro para pedir a interrupção do salário e de outros pagamentos públicos ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). O pedido foi protocolado na sexta-feira (30) e tramita na 6ª Vara Federal do estado. Os autores alegam que a permanência do parlamentar nos Estados Unidos impede o exercício do mandato e causa prejuízo aos cofres públicos.

Além do subsídio mensal, os advogados Leonardo Nicolau Passos Marinho e Rodrigo da Silva Roma solicitam a suspensão da verba de gabinete, do auxílio-moradia e da cota parlamentar. Segundo a ação, a manutenção desses recursos enquanto o senador está fora do país representaria desvio de finalidade e violação ao princípio da moralidade administrativa.

Flávio Bolsonaro deixou o Brasil na terça-feira (27), dois dias após perder a disputa presidencial para Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Antes da viagem, segundo a reportagem, ele havia sido intimado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a entregar os passaportes e permanecer no país. Até a publicação da matéria, não havia decisão judicial sobre o pedido de suspensão dos pagamentos.