Ciro Gomes é condenado por violência política de gênero contra ex-senadora
A decisão judicial teve como base declarações feitas por Ciro em 2024, quando ele utilizou termos considerados ofensivos e machistas ao se referir à política cearense.
O ex-ministro Ciro Gomes foi condenado pela Justiça Eleitoral do Ceará por violência política de gênero contra Janaína Farias, ex-senadora e atual prefeita de Crateús.
A decisão judicial teve como base declarações feitas por Ciro em 2024, quando ele utilizou termos considerados ofensivos e machistas ao se referir à política cearense. Segundo a Justiça, as falas ultrapassaram o debate político e atingiram diretamente a condição da vítima como mulher.
A condenação prevê pena de um ano e quatro meses, convertida em medidas alternativas, além do pagamento de indenizações. Ciro Gomes informou que irá recorrer da decisão.
O caso reacendeu discussões sobre violência política de gênero e o aumento de ataques contra mulheres que ocupam cargos públicos no Brasil.