, de de

A cada duas horas uma mulher morre vítima de violência

Os números alarmantes preocupam a população, mas em Rio Verde a história é diferente.

Imagem: Internet

Somente no ano passado, foram registrados no Brasil 1.173 casos de feminicídio, e ainda comprovado, que a cada duas horas uma mulher morre vítima de violência, mas em Rio Verde a realidade tem sido diferente.  Em 2018 foram registrados 1.103 boletins de ocorrência de violência contra a mulher, mas até o mês de setembro deste ano os números caíram substancialmente para 516.

Esses dados tiveram impacto direto sobre os números de feminicídio em nossa cidade, que de sete caíram para apenas um, caso ocorrido em fevereiro deste ano. Segundo a delegada Jaqueline Camargo de Queiroz, responsável pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Rio Verde (Deam), esse grande avanço aconteceu, devido a intensificação das atividades da Patrulha Maria da Penha, que antes trabalhava apenas uma vez a cada três dias, e hoje a equipe está presente 24 horas para atendimento à população. A viatura que é composta por um policial feminino e outro masculino, trabalha exclusivamente para casos de violência contra a mulher, respondendo a denúncias, fiscalizando o cumprimento das medidas protetivas e dando apoio as vítimas.

Também em entrevista a delega cita que ao registrar o boletim de ocorrência a vítima é direcionada a uma psicóloga, para dar um melhor suporte e acolhimento. E caso as vítimas queiram ter um momento para falar sobre os traumas e dificuldades, a polícia civil disponibiliza um grupo de apoio, onde as mulheres que sofreram qualquer tipo de violência podem participar, mesmo que não queiram registrar a ocorrência.