, de de

Crueldade animal: homem é preso por promover rinha de galo em Itumbiara

Dez galos foram resgatados durante a operação

A Polícia Civil de Goiás prendeu, nesta terça-feira, 09, um homem que é suspeito de promover rinhas de galo, na cidade de Itumbiara. Esta é uma prática proibida no país pela Lei 9.605, conhecida como Lei dos Crimes Ambientais.


O caso se tornou de consciência policial mediante denúncia anônima que informava a existência de uma rinha de galo em uma residência no Bairro Ulysses Guimarães. Chegando no local, os oficiais constataram a veracidade dos fatos. 


Na propriedade havia dez galos da raça popularmente conhecida como “Índio Combatente”, os animais eram treinados pelo suspeito para participar de rinhas. Também haviam apetrechos usados nos treinos, como biqueiras e capas. 


O dono dos animais e do local foi levado até a delegacia de polícia, onde foi lavrado contra ele um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), pelo crime de maus tratos. 


Durante a ação estavam presentes também um médico veterinário do Centro de Zoonoses de Itumbiara, fiscais da AMMAI e peritos do Instituto de Criminalística. 


De acordo com artigo 32, da Lei 9.605, esta prática consta como “ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”.