, de de

Vacinas contra Covid-19 roubadas em Goiás, podem ter perdido efeito

O secretário de saúde de Goiás, Ismael Alexandrino afirma que a aplicação das doses do imunizante furtadas, pode não surtir efeito, pois foram submetidas a temperatura e armazenamento inapropriado.

Ao todo foram roubadas da câmara fria da Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO), 24 ampolas, quantidade suficiente para imunização de 200 pessoas. Das 24 ampolas, foram recuperadas vinte que estão na responsabilidade da Polícia Civil, para investigação. A suspeita é que cerca de 40 pessoas tenham comprado as doses roubadas e se vacinado.

O suspeito de cometer o crime está preso, mas as consequências vão além. Tanto as doses recuperadas, quanto as vendidas e aplicadas podem não ter eficiência, pois foram expostas a temperatura inadequada.

O secretário de saúde de Goiás ainda disse que "provavelmente quem comprou as vacinas não fará uso da segunda dose". O crime não compensou, pois desfavoreceu quem receberia as doses do imunizante de maneira correta e eficiente e quem comprou as doses sem eficácia.