, de de

Artista plástico de Rio Verde faz sucesso na Bahia

A trajetória do artista começou quando ele ainda era uma criança.

Imagem: Arquivo

Igor Arantes é um artista plástico natural de Rio Verde, que atualmente mora na cidade de Barreiras no estado da Bahia. A sua trajetória artística começou aos 12 anos quando participou de um curso ministrado pela renomada artista rio-verdense, Flávia Marcório. Despertada a paixão pela a arte, Igor ingressou no módulo de Artes Plásticas do professor Oberleide de Lima, da Fundação de Cultura de Rio Verde. Neste período participou de exposições e conseguiu experiência suficiente para tornar-se parte do corpo docente da fundação. Ministrando por dois anos aulas de pintura e desenho.

A paixão pela arte e o ensino se alinharam nesta época, fazendo com que ele mudasse para a cidade de Barreiras, onde obteve o título de Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Oeste da Bahia. O curso possui conceito 4 de 5 no MEC, e é considerado um dos melhores do país. Com uma formação de qualidade e uma técnica admirável, que mescla aquarela com tinta óleo, Igor chamou a atenção da prefeitura de Barreiras e tornou-se artista frequente das exposições e festivais culturais organizados pela a mesma. Expondo releituras e obras autorais, ele demonstrou um senso artístico aguçado e a afinidade com o estilo Abstrato e o Figurativo.

Além de artista plástico, Igor atua há cinco anos como professor de Artes e História da Arte na rede de educação. A sua docência se estende de turmas do ensino infantil ao médio. Propondo numa fase inicial (Infantil e Fundamental I) a produção artística. E nos estágios mais avançados (Fundamental II e Médio) o ensino das experiências e da história da arte.

No ano de 2019 participou do projeto “Minha Vida é Minha Arte”, uma série documental da TV Oeste filiada da Rede Globo. No episódio que foi protagonista, Igor expôs um pouco da sua trajetória e falou sobre a importância de se aliar a arte com a educação e manifestou o seu desejo de um dia abrir uma escola de arte, e proporcionar um espaço onde qualquer pessoa possa aprender a produzir artisticamente e ter contato com este vasto mundo.

Este sonho, se depender de Igor, está próximo de ser realizado. O seu próximo projeto é abrir um espaço convencional em Rio Verde, mesclando uma cafeteria com uma escola de artes plásticas, ofertando aulas sobre pintura em tela, escultura e dentre outras modalidades.  A proposta é ter um ambiente que reúna pessoas de diferentes classes socais e histórias em prol de um objetivo comum: a arte. Seja para tomar um café, ou participar de uma aula de pintura, o projeto pretende construir um espaço que esteja cercado de cultura.

Os anos de experiência como artista plástico e professor tornam Igor um profissional único no mercado. Confira abaixo algumas de suas obras, e entre no perfil no Instagram: @igorarantesst, para conferir mais produções de seu portfólio.