, de de

Goiânia recebe exposição de Siron Franco denominada “Pensamento Insubordinado”

Mostra gratuita retrata a trajetória do renomado artista plástico e suas preocupações políticas, sociais e ambientais no Centro Cultural Oscar Niemeyer

Foto: Secretaria da Retomada

O Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC Goiás) está realizando uma exposição inédita que retrata seis décadas de trabalhos do renomado artista plástico Siron Franco. Denominada “Pensamento Insubordinado”, a exposição pode ser visitada gratuitamente no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, até o dia 5 de agosto.


Com obras cedidas por colecionadores, a exposição abrange desde as primeiras telas do artista até suas preocupações políticas, sociais e ambientais. Durante a mostra, é possível explorar sua trajetória ao longo do período de 1961 a 2023, conhecendo suas obras mais famosas. A curadoria ficou a cargo de Angel Calvo Ulloa.


A galeria, que foi recentemente inaugurada pelo Governo de Goiás, permite ao público percorrer uma série de episódios organizados de forma cronológica, exibindo um amplo conjunto de obras e documentos de Siron.


Por meio de textos explicativos, são apresentados capítulos como “Na era das máquinas”, “As fábulas de horror”, “À sua imagem e semelhança”, “Guernica 1964” e “Regresso ao Bairro Popular”, entre outros.


Além das obras expostas, há uma área documental que abriga uma breve seleção das intervenções do artista no espaço público e das ações performativas, estabelecendo uma conexão entre as diferentes linguagens exploradas por ele ao longo de sua carreira. Os visitantes também têm a oportunidade de apreciar um grande esqueleto de madeira, que carrega uma vasta seleção de obras mais recentes de Siron Franco.


O MAC Goiás está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos, das 14h às 19h. A exposição estará em cartaz até o dia 5 de agosto. A entrada é gratuita.